quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Quarenta e dois por cento das crianças sofrem de malnutrição e 32 por cento das mulheres também

.

Jornal Nacional Diário - Quarta-feira, 10 outubro de 2012 - Tradução de TIMOR HAU NIAN DOBEN 

De acordo com os dados de malnutrição apresentados pela Clínica do Bairro Pité, no ano de 2012 existem perto de 42 por cento de crianças que sofrem de malnutrição. 

O fenómeno de malnutrição não afeta apenas as crianças e os bebés, os dados existentes apontam também que, 32 por cento das mulheres adultas em Timor-Leste também sofrem de malnutrição.

 O diretor da Clínica do Bairro Pité, Dr. Daniel Murphy, explicou que a malnutrição que todos os anos continua a aumentar e a causar sofrimento a um grande número de crianças e mulheres adultas nesta terra adorada, porque a maioria do povo ainda vive abaixo do limiar da pobreza. 

Vivendo em condições muito difíceis e na pobreza é muito fácil surgir a malnutrição, principalmente nas mulheres grávidas que vivem abaixo do limiar da pobreza. 

 "Nós em Timor ainda temos casos de malnutrição, porque a maioria do nosso povo vive na pobreza", disse na passada terça-feira o diretor da Clínica Bairro Pité, Dr. Daniel Murphy, aos jornalistas no seu local de trabalho no Bairro Pité, Díli. 

Esta pobreza, de acordo com o Dr. Murphy é que faz ser muito  difícil para o povo encontrar e consumir alimentos que contenham valores nutricionais. " 

As crianças mais afetadas pela malnutrição são as que vivem nas áreas remotas, porque são nestes locais isolados que vivem muitos pobres, e é bastante difícil ter poder económico para se consumir alimentos com valores nutricionais," disse Daniel Murphy. 

 Ele afirmou que, a malnutrição é um grande risco para as grávidas, por este motivo, as grávidas que carregam os bebés dentro delas têm de fazer um bocado de sacrifício, para conseguirem consumir alimentos que contenham valores nutricionais, como o peixe, frango, frutas, legumes e leite.

 Os casos de malnutrição não foram apenas registados na Clínica do Bairro Pité, no Centro de Saúde Formosa em Díli, foram também assinalados 59 casos de malnutrição. 

A responsável para a malnutrição deste centro, Isabel Lilis, disse que estes pacientes afetados pela malnutrição são na sua maioria crianças, com menos de cinco anos, e com menos de sete quilos.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.