segunda-feira, 24 de junho de 2013

UE apoia governo timorense a reabilitar estradas em Ermera, Liquiça e Covalima

.

Díli, 24 jun (Lusa) - A União Europeia e o Governo de Timor-Leste assinaram hoje um acordo de financiamento de 20,5 milhões de euros para a reabilitação e manutenção de estradas nos distritos de Ermera, Liquiça e Covalima.

"Com este projeto de estradas distritais e o já existente projeto de estradas rurais, a União Europeia contribui deste modo para a melhoria de 218 km de estradas no país, apoiando deste modo a estratégia global do governo nesse sector", afirmou Dick Meganck, diretor para a Ásia, Ásia Central, Médio Oriente/Golfo e Pacífico da Direção-Geral do Desenvolvimento e Cooperação da União Europeia.

O programa para reabilitação e manutenção de estradas distritais é um complemento ao programa de desenvolvimento rural da União Europeia, lançado em 2011 e orçado em 11 milhões de euros.

"A União Europeia e o Governo de Timor-Leste vêm por este meio reafirmar a sua vontade para não só reforçar a sua cooperação na área das redes viárias do país, mas igualmente o seu empenho no progresso relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio", afirmou Dick Meganck.

Segundo Dick Meganck, é naqueles distritos que o potencial para o desenvolvimento económico é maior e onde vive a "população mais pobre do país".

"A construção de estradas permite impulsionar a criação de empregos, tem um impacto positivo nas condições de vida e é essencial para o desenvolvimento do setor agrícola, nomeadamente para a indústria do café, e consequentemente para o aumento das exportações de Timor-Leste", acrescentou.

Para o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação timorense, Constâncio da Conceição Pinto, as estradas distritais vão contribuir para o objetivo nacional de reduzir a pobreza e melhorar as condições de vida das comunidades rurais timorenses.

Constâncio da Conceição Pinto agradeceu também o apoio continuado da União Europeia a Timor-Leste, que desde a restauração da independência, a 20 de maio de 2002, já ultrapassou os 200 milhões de euros.

MSE // DM.

Lusa/Fim
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.